domingo, 1 de setembro de 2019

Setembro roxo!



Setembro não é um mês comum para os portadores de Fibrose Cística, no dia 8 de setembro em 1989, foi publicada a descoberta do Gene CFTR, responsável por ocasionar a Fibrose Cística, até então era uma doença totalmente desconhecida.
Foi nomeado então o mês de conscientização da Fibrose Cística, com a chegada das redes socais ficou muito mais fácil divulgar a causa, através do Facebook, Instagram e outras mídias ficou conhecido como SETEMBRO ROXO, dando uma grande visibilidade a doença.
Por esse motivo estamos de Roxo 💜
A Fibrose Cistica ou Mucoviscidose é conhecida como a doença do beijo salgado porque o suor chega a ser até sete vezes mais salgado de quem não tem FC.
Os principais sintomas de quem tem FC são: pneumonia de repetição, tosse crônica, dificuldade para ganhar peso e estatura, diarreia, suor mais salgado que o normal, pólipos nasais, baquetamento digital( conhecido como dedo de bateria)
A Fibrose Cistica é uma doença crônica, sem cura a manifestação clínica nos portadores de FC é multissistêmica, ou seja, pode afetar vários órgãos, principalmente aqueles que contém secreções, a FC torna o muco pegajoso e espesso, o que dificulta a eliminação dele.
A doença é rara mas o diagnóstico não pode ser, quanto maior a divulgação mais pessoas podem ser salvas a tempo, a falta de informação; mata!

Nenhum comentário:

Postar um comentário