domingo, 11 de agosto de 2019

Receitas para cuidar da família!

Oi gente!

Vocês já conhecem o livro "RECEITAS PARA CUIDAR DA FAMÍLIA , a  Chef Daniela Malavasi,  foi convidada pelo laboratório farmacêutico Vertex para desenvolver receitas  especiais para pacientes com fibrose cística, em parceria também com a 
nutricionista especializada na doença Lenycia Ner, o livro  possui 20 receitas 

cheias de calorias boas e nutrientes, divididas em bebidas, pratos 
principais, lanches e sobremesas!


Eu fiz algumas perguntas para Lenycia, ela super querida me respondeu e me disponibilizou o livro para download ( vou postar o link aqui, para vocês baixarem)



Bom domingo a todos e feliz dia dos pais ❤❤





1) Qual a tua ligação com a Fibrose Cística? Qual tua maior motivação para escrever o livro?

Eu atendo os pacientes com fibrose cística no Instituto da Criança - HCFMUSP desde 2009, ou seja há 10 anos. Minha motivação é ver a dificuldade que eles tem de alimentar-se de forma gostosa, o problema que tem em todos os dias ficar consumindo aquela quantidade enorme de calorias sem gostar de comer. A ideia era trazer algo mais saboroso para vida de todos e para que voltem a ter prazer na hora de comer. 


2) Onde surgiu a ideia de escrever o livro? Tu teve alguma dificuldade em escrever, qual foi?
A ideia é tentar dar receitas gostosas e calóricas ao mesmo tempo. Fazer com que todos tenham prazer ao comer. Dificuldade, sim, é muito difícil desenvolver receitas hipercalóricas, saborosas e saudáveis. Muitas vezes todos pensam que é só colocar óleo, mas fica bem difícil quando isso é parte de todos os dias da sua vida... Tem que ter algo mais criativo e saudável este trabalho foi brilhantemente realizado pela Chef Daniela, com meu apoio para direcionar as receitas com foco nas necessidades do paciente.  


3) Sabemos que nós, portadores da FC temos dificuldades para ganhar peso, o livro foi bem aceito entre os pacientes e os familiares?
A maioria dos pacientes aceitou bem. Sempre tem alguns pacientes que insistem em nem experimentar nenhuma receita. Outros que preferem umas receitas ao invés de outras. Mas o importante é ajudar a maioria dos queridos pacientes, e sim, acho que conseguimos atingir este objetivo. Tem crianças que amam as receitas! isso me deixa muito feliz. 



4) Como preparar uma refeição calórica e saborosa na medida certa?
Em geral as receitas hipercalóricas são saborosas, o problema é quando é feito um acréscimo de gordura que não é incorporado na base da receita, assim acaba sobrando um resíduo gorduroso na boca que não fica legal. Então o ideal é tentar incorporar óleo, creme de leite, nata, nozes, amendoim ou castanhas nas receitas e não adicionar ao final do preparo do alimento depois de pronto, assim o sabor fica mais agradável e imperceptível para criança.


Obrigada por aceitar responder essas perguntas e se tu pudesse dar um conselho aos pacientes com dificuldade em se alimentar, qual seria?
Não desista, tente procurar receitas que sejam de acordo com o seu paladar, procure temperos que goste mais, procure criar o seu prato especial. Todo mundo tem um paladar diferente, mas não espere que acertem por você, só você tem o poder mágico de acertar exatamente o que gosta de comer, busque, troque receitas, dedique um tempo a isso! No início pode parecer difícil, mas depois será uma diversão! Boa sorte!

Nenhum comentário:

Postar um comentário